Oportunidade para os pequenos negocios de Colombo

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O Sebrae/PR e a FACIAP lançam em Curitiba, Litoral, Colombo,Pinhais, São José dos Pinhais e Araucária o Programa Compra Paraná, que tem por objetivo preparar e estimular a participação de micro e pequenas empresas, e também microempreendedores individuais, em processos de licitação, compras públicas e governamentais, por meio de um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação.

O Compra Paraná, do Sebrae/PR, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e empresários do Estado do Paraná (FACIAP) e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, tem como foco fornecedores, empresários de pequenos negócios, microempreendedores individuais, assim como interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual ou municipal.

O lançamento está previsto para cinco cidades, a começar pelo Litoral. No último dia 30 de junho, o Programa foi apresentado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). Nesta terça-feira, dia 7 de julho, é a vez de São José dos Pinhais, às 20 horas, na Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap); no dia 15, em Pinhais, no Centro de Eventos da Churrascaria Vallejo, às 8h30. No dia 30 de julho, Araucária conhecerá o Compra Paraná, às 19h30, no auditório da Prefeitura. E Curitiba recebe o lançamento dia 6 de agosto, às 20 horas, na sede do Sebrae/PR.

Segundo o presidente da FACIAP, Guido Bresolin Junior, o programa é uma oportunidade única para o avanço das micro e pequenas empresas. “Precisamos disseminar essa possibilidade prevista pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, pois trata-se de uma grande oportunidade para os pequenos empresários dentro de seus próprios municípios”, avalia.

 

Durante os lançamentos, são divulgadas as agendas de capacitações para fornecedores e compradores, que acontecem nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, em dez cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Vinícius Milani, os lançamentos são importantes para divulgar as regras do Compra Paraná e as capacitações posteriores preparam os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas a enxergarem as licitações e as compras públicas como um canal alternativo e seguro de vendas.

Legislação e oportunidades

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde 2006, trouxe a obrigatoriedade do tratamento diferenciado aos pequenos negócios, no quesito compras governamentais. Um dado preliminar já apurado revela que de 100% das compras governamentais de um determinado município, 30% são de micro e pequenas empresas exclusivamente. Porém, apenas 15% são comprados de micro e pequenas empresas locais.

Por essa razão, o Sebrae/PR, por meio de pesquisas, vem identificando o poder de compra dos municípios paranaenses e preparando os pequenos negócios com esse Programa, cujo desafio principal é movimentar a economia local, gerando novos canais de vendas e mais oportunidades para as pequenas empresas da região.

“Para os empresários locais, somente a legislação não é suficiente, pois, muitas vezes, o dinheiro nem sempre fica no município que gerou a oportunidade de participação dos pequenos negócios. É preciso conhecer os processos de funcionamento dos editais públicos, enxergar as melhores oportunidades e estar preparado para atender essas demandas. Esta é a função do Compra Paraná”, explica Milani.

Encontro de negócios

As capacitações do Programa preparam os empresários para o Encontro de Negócios, que acontece nos meses de agosto e novembro, em cinco cidades da Grande Curitiba e Litoral, visando aproximar as empresas locais e os representantes de entidades públicas para exporem suas demandas, necessidades e processos legais para compras governamentais.

Os encontros estão programados para os dias 12 de agosto em Pinhais, no Centro de Eventos da Churrascaria Vallejo; no dia 20 de agosto em Matinhos, no Sesc Caiobá; no dia 27 de agosto em São José dos Pinhais, no Hotel Howard Johnson; no dia 5 de novembro em Araucária, no Parque Cachoeira; e no 11 de novembro em Curitiba, no Sesc da Esquina.

Para o consultor do Sebrae/PR, os encontros de negócios podem ser uma porta de entrada para começar a construir um relacionamento concreto com o poder público, que está organizando melhor a dinâmica de seus processos, sobretudo no que diz respeito aos pagamentos e transparência. Vinícius Milani diz que confiança é a ‘chave’ para se estabelecer um canal de vendas sustentável e estratégico para os pequenos negócios, principalmente, com o tratamento diferenciado conforme rege a Lei Geral.

“Empresários de micro e pequenas empresas que participam de encontros de negócios têm mais chances de concorrer nesse mercado e de vender conforme a legislação, pois passam a conhecer com mais detalhes os processos e funcionamento de editais públicos, tornando-se, assim, mais um canal de negócios e contribuindo para o desenvolvimento do município”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR.


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